BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 9 de maio de 2015


PORTO
FESTEJOS DO SÃO JOÃO DO PORTO/2015 VÃO DURAR 6 SEMANAS
CÂMARA APRESENTA SEIS SEMANAS DE EVENTO PARA RECEBER A FESTA POPULAR


O homem que foi “menino-prodígio” é o escolhido para dar música à noite de folia do São João do Porto de 2015. O cantor José Cid subirá, à 1 hora da madrugada de 24 de junho, ao palco da Avenida dos Aliados e promete que “não fará um concerto”, mas, “uma festa” com os portuenses. A noite terá a reserva de uma certeza e uma surpresa. A certeza é o fogo de artifício que irá ser lançado sobre o rio Douro e a surpresa, será a partir das 23 hrs, o lançamento de 120 balões artesanais que ocorrerá na Av. dos Aliados.


O Festival “São João Baloeiro” oferecerá novamente à população a oportunidade de aprender e de confecionar o seu balão de S. João. A idéia da Equipa do “Maus Hábitos” vai ser concretizada na antiga sede do Finibanco na Avenida dos Aliados, onde se abrirá uma oficina, orientada pelo mestre baloeiro e brasileiro, Luciano Britto, do qual funcionará durante o mês de junho. Mas, a primeira amostra desta ascensão luminosa será visível já no dia 23 de maio nas Fontainhas, dia em que começa a contagem decrescente para o São João e arranca a programação festiva que se prolongará até 4 de julho.
Serão seis semanas de animação de rua, de concertos e inúmeras atividades – a maioria é gratuita – espalhadas pela cidade, embora o palco central seja as Fontainhas. Foi lá que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, esteve para apresentar a programação para o São João deste ano. O orçamento, reforçado graças ao aumento das contribuições dos patrocinadores, ascende a 300 mil euros.
A Rotunda da Boavista voltará a receber os carrosséis e demais divertimentos no início de junho, mas o foco voltará a se centrar nas Fontainhas.

No dia 23 de maio, na tarde em que a cidade se dividirá por uma mão cheia de bailes no Centro Histórico, as Fontainhas aplaudirão a inauguração do mural de Kino e o concerto gratuito de Carlão, ex líder dos Da Weasel. A música retornará muitas vezes às Fontainhas nestas seis semanas, com destaque para os acordes populares da Banda R (19 de junho), do Conjunto Iniciadores (20 de junho), de Maria Lisboa (21 de junho) e Augusto Canário e Amigos (dia 22 de junho), sempre às 21.30 horas. A folia sanjoanina será orquestrada pela Banda Lusa, que subirá ao palco das Fontainhas, depois do fogo de artifício.

Imagens: S. João do Porto 2013 e 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário