BALÕES PORTUGAL

.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015


BRAGA
FESTAS DE SÃO JOÃO DE BRAGA/2015
“BRACARENSES CHAMADOS A DAR CONTRIBUTOS PARA O PROGRAMA
DO SÃO JOÃO 2015”


A Associação de Festas de São João de Braga decidiu acolher propostas dos bracarenses para a elaboração do programa das festas sanjoaninas deste ano, que decorrem de 13 a 24 de Junho.
O objetivo de tornar o programa da romaria sanjoanina ainda mais próximo dos cidadãos deu o mote para esta iniciativa inédita da organização das Festas de São João. Desde exposições a concertos, arruadas ou iniciativas solidárias, tudo pode ser sugerido à Associação de Festas através do endereço de email geral@saojoaobraga.pt. Além de sugestões, os bracarenses podem também “oferecer” iniciativas que possam vir a ser integradas na programação.
Para Rui Ferreira, presidente da Associação de Festas, esta iniciativa é «mais um passo na estratégia de envolver cada vez mais a comunidade no seu principal evento».
«No ano passado fizemos crescer significativamente o programa graças ao envolvimento das associações e instituições do Município. Este ano queremos ainda mais contributos dos bracarenses», sublinhou.
Apesar de a organização já estar a elaborar o programa para a edição deste ano, as sugestões dos bracarenses podem constituir-se como contributos significativos para a definição das iniciativas a integrar.


CARTAZ DAS FESTAS DE S. JOÃO DE BRAGA/2015

Entretanto, já está sendo divulgado o Cartaz das festividades do S. João de Braga de 2015, pela Comissão de Festas local. Os festejos irão realizar-se entre os dias 13 a 24 de Junho de 2015, onde as festas populares estarão de volta com muitas atrações, música e animação.
O Cartaz de 2015, retrata uma foto da Avenida da Liberdade, principal artéria no centro de Braga toda enfeitada e iluminada, repleta de milhares de pessoas que festejam a noite de São João.
Em breve, divulgaremos mais novidades.


FESTAS DE S. JOÃO INICIAM PARCERIA COM ROMARIA D’AGONIA
Bracarenses querem romaria minhota como património imaterial

A Associação de Festas de São João reuniu recentemente com a Viana Festas, responsável pela organização da Romaria d Agonia, com o intuito de discutir uma potencial parceria entre as duas mais importantes festas do Minho. Em cima da mesa esteve também a possibilidade de iniciar um processo de valorização que conduza ao reconhecimento da romaria minhota como património imaterial.
À margem do encontro, o presidente da Associação de Festas do São João de Braga, Rui Ferreira, sublinhou a importância das sinergias entre as duas festividades minhotas como forma de levar mais além as tradições romeiras do Minho. “A cooperação regional é essencial para a afirmação da nossa região”, disse.


Para o representante da organização bracarense é fulcral definir as linhas mestras da romaria minhota para que a mesma possa ser reconhecida enquanto património imaterial. “Só poderia começar por Braga, onde existem as mais antigas e importantes sanjoaninas de Portugal, e por Viana do Castelo onde acontece uma das mais imponentes e reconhecidas romarias do Minho”, acrescentou.
As raízes minhotas têm sido a base de trabalho nos programas das festas das duas capitais do Minho, Braga (Baixo Minho) e Viana do Castelo (Alto Minho) e continuarão a talhar os programas das edições das festividades em 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário