BALÕES PORTUGAL

.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014


ILHA DA MADEIRA
“ESTÁ DE VOLTA A GRANDE TRADIÇÃO BALOEIRA NA ÉPOCA DE NATAL/2014”

A tradição baloeira na Ilha da Madeira persiste em não morrer e ano após ano, com a época natalícia a chegar, começa a entrar em ação uma das mais empolgantes atividades praticadas por muitas famílias, amigos e até alguns grupos com denominação.
São os balões de ar quente em papel de seda fino, que começaram a ser construidos já no mês de Novembro passado, por inúmeros praticantes que lançarão os mesmos, na sua grande maioria no dia de Natal/2014 até meados de Janeiro/2015.
Esta tradição, consiste em algo de notável, pois o seu nascer e desenvolvimento teve lugar nos anos 50, quando emigrantes madeirenses que se encontravam no Brasil, retornaram trazendo esta tradição que foi levada pelos mesmos emigrantes portugueses para o Brasil, ainda no reinado colonial, há mais de 300 anos.
Embora a tradição seja grande, ela tem a sua atividade maior nas localidades de Ponta do Sol, Ribeira Brava, Machico, Calheta e Câmara de Lobos.
Vários baloeiros estão trabalhando na construção de seus balões há mais de um mês e em contagem decrescente, vão se somando em grandes quantidades que começarão a ser lançados em força já a partir do dia de Natal.
Embora a “febre” seja evidente, já começaram a ser avistados no céu alguns desses balões, com destaque para os grupos mais nomeados, entre os quais a equipa de JKA da Ribeira Brava, equipa de Élio Varela de Canhas, equipa de Bruno Martins de Ponta do Sol e da Turma Nativistas Voadores do lugar de Montes.
Deixamos registados algumas imagens de balões construídos e outros já lançados por estes grupos de baloeiros, prometendo voltar em breve tempo com a divulgação de mais lançamentos, conforme sejam realizados.
EQUIPA JKA - RIBEIRA BRAVA 

EQUIPA ÉLIO VARELA - CANHAS


EQUIPA NATIVISTAS VOADORES - BALÕES DO MONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário