BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 28 de dezembro de 2014


ALDEIA DE SANTA MARGARIDA
A TRADIÇÃO CUMPRIU-SE E BALÃO SUBIU NA NOITE DE NATAL/2014


A Aldeia de Santa Margarida, pertencente ao concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, voltou a ser palco de mais uma celebração natalícia com toda a tradição histórica que há mais de 60 anos se mantém.
Graças a sua população e a junta de freguesia local, a Aldeia de Santa Margarida comemorou o Natal/2014, com as suas tradições, desde o acender do madeiro em frente a igreja matriz, a realização da Missa do Galo à meia-noite e por fim o lançamento do fogo de artificio e do balão de ar quente de papel de seda fino.
Com a noite propícia a realização de toda a festividade, a grande fogueira do madeiro foi acesa ainda durante o dia de véspera de Natal. Com o chegar da noite, já um intenso braseiro fazia-se sentir em frente a Igreja Matriz. A seguir a Consoada, muitos populares assistiram a tradicional Missa do Galo.
Em seguida, foram várias as pessoas que se juntaram a porta da Igreja para assistir o lançamento do fogo de artificio e do balão de ar quente que este ano foi decorado nas cores vermelha e branca.
O seu lançamento realizou-se com êxito e foi saudado com uma forte ovação e aplauso durante a sua subida.
Esta é uma tradição que é considerada quase única em Portugal durante a noite de Natal, havendo apenas registo de algo semelhante em anos anteriores na cidade de Faro.
Tanto quanto se sabe, a primeira vez que se lançou o balão de ar quente na noite de Consoada na Aldeia de Santa Margarida, foi no ano de 1955.

BalõesPortugal agradece a colaboração de Zélia Curto e Lucélia Pires na cedência das fotos que mais uma vez registaram a subida do balão de Natal da Aldeia de Santa Margarida de 2014. Um "Bem Haja"!

LANÇAMENTO DO BALÃO DE NATAL DA
ALDEIA DE SANTA MARGARIDA / 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário