BALÕES PORTUGAL

.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014


FESTIVAL DE BALÕES LOY KRATHONG/2014 REALIZOU-SE SOB AMEAÇA DAS AUTORIDADES TAILANDESAS


Um dos maiores festivais de balões que acontece todos os anos no mês de Novembro, o Festival Loy Krathong, viu a sua realização na edição de 2014 ser seriamente ameaçada em Chiang Mai, na Tailândia, devido a proibição imposta pelo governo e autoridades tailandesas, referente a falha no lançamento de fogos de artificio e dos milhares de balões de modelo “lanternas”.
A polêmica instalou-se, devido a repressão sobre o evento anual Loy Krathong, que resolveu mudar de atitude em relação a tradição baloeira e pirotécnica, protegendo as companhias aéreas, indagando que as mesmas corriam sério risco de acidente aéreo devido a grande concentração de balões que sobrevoam todos os anos a área do aeroporto internacional desta cidade. Além disto, também foi abordado a questão dos prejuízos que poderiam incorrer, devido aos atrasos nos vôos, implicando perdas financeiras que o festival acarreta, segundo informação da imprensa local.
Por isso, as autoridades tailandesas impuseram a proibição no lançamento de balões num raio de 5 km a volta do aeroporto, sendo que a infração do mesmo poderia resultar na prisão imediata por parte de qualquer pessoa, resultando inclusive a ser condenado sob “pena de morte”.
O Festival Loy Krathong é uma festa popular que se realiza durante uma semana em todo o país, atraindo milhares de pessoas, que se deslocam aos rios, canais e outros cursos de água para carregar pequenas jangadas com incenso, flores e velas para "flutuar" a sua má sorte.
Este ano, as comemorações tiveram seu início no dia 5 de Novembro e coincidiram com o final da temporada da colheita do arroz e da estação chuvosa, pois é um período em que os moradores oram a deusa da água da redenção e pedem perdão de todas as coisas, incluindo a poluição nas vias navegáveis.
Segundo a tradição, os balões “lanternas” de papel são enviados para o céu noturno, sendo visto como um ato para trazer boa sorte. Mas, muitos consideram que esta tradição provocam acidentes e ferimentos causados por fogos de artifício falhados e pelos balões “lanternas”, motivo pelo qual levaram as autoridades a intervir neste ano.
"Lançar balões “lanternas” de papel nas proximidades dos aeroportos pode ser muito perigoso para a segurança das aeronaves e é uma ofensa criminal”, disse o Major General da Polícia Amnuay Nimmano. "Aqueles que violam a lei serão tratados em conformidade e podem enfrentar como condenação, a prisão perpétua ou pena de morte."
Algumas companhias aéreas cancelaram voos e outros mudaram seus horários durante o festival. Em Bangkok, cerca de 2.000 policiais estiveram nas ruas e montaram postos de controle em várias partes da cidade, proibindo a venda de fogos de artifício e balões “lanternas”.
Apesar das medidas proibitivas, o festival foi celebrado em Chiang Mai e em outras cidades, como Sukothai, Ayutthaya, Bangkok e Phuket. Também foi imposto um novo horário (a partir das 21hs00) para a liberação dos balões e do lançamento dos fogos de artifício como medidas preventivas. Na totalidade, terão sido lançados vários milhares de balões.
Embora o Festival Loy Krathong seja amado e procurado por milhares de turistas e moradores, o primeiro-ministro tailandês, disse que não tem planos para celebrar o festival. Prayuth Chan-ocha, que assumiu o controle do país em um golpe de Estado no passado mês de Maio, desde então, já lançou vários festivais "felicidade" para elevar a moral pública, dizendo que não tem necessidade de aceitar qualquer tristeza, porque ele é perfeitamente feliz.
Seguem-se imagens e vídeo do Festival Loy Krathong, da edição de 2014. 
VIDEO

Sem comentários:

Enviar um comentário