BALÕES PORTUGAL

.

sexta-feira, 25 de julho de 2014


SÃO JOÃO DE VILA DO CONDE/2014
“MILHARES DE PESSOAS ENCHERAM A NOITE DE MAGIA”


Com uma réplica da nau quinhentista a frente, o Rancho das Rendilheiras do Monte, abriu o cortejo luminoso, começando assim os festejos de São João de Vila do Conde, na noite mais longa do ano.

O desfile luminoso começou pelas 22 horas na noite de São João, onde milhares de pessoas aguardavam pelas ruas a passagem dos dois ranchos. Mais de 400 componentes dos Ranchos do “Monte” e da “Praça” desfilaram, durante 120 minutos pelas ruas da cidade. Os ranchos terminaram com a atuação no monte do Mosteiro e na Praça de S. João.
À 01.30 horas, houve fogo-de-artifício na foz do Ave, com a habitual cachoeira na ponte e, no final, foram muitos os que rumaram ao velho nicho de São João na lateral do mosteiro, para atirar a pedrinha que, reza a lenda, se lá ficar dá casamento a quem a lançou.


Depois, o povo espalhou-se pelos arraiais que por vários cantos encheram as zonas históricas da cidade. Com muita sardinha, broa e vinho à mistura e um pezinho de dança, onde o céu apresentava-se iluminado com vários balões, as festas só encerraram com a chegada do dia. Já no dia 24 (dia de São João), foi realizada a procissão em honra do santo padroeiro de Vila do Conde. Já à noite, a ida dos dois ranchos à praia e a sessão de fogo-preso encerraram as festas da cidade.

EXPOSIÇÃO SÃOJOANINA

Destacamos também nestas festividades a Exposição de Cartazes e Programas alusivos às Festas de São João Baptista, padroeiro de Vila do Conde. O primeiro cartaz é de 1938 e, com alguns hiatos, até a realidade.
A exposição procurou assim, com esta mostra, recuperar as memórias do passado e daqueles que estiveram envolvidos na organização das celebrações do padroeiro vila-condense.
Nesta alusão à festa municipal, que também é das rendilheiras de Vila do Conde e dos cheirosos manjericos, ali representados, contou-se com a colaboração de particulares que cederam para a exposição os cartazes, desdobráveis e uma toalha de rendas de bilros.

Sem comentários:

Enviar um comentário