BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 22 de junho de 2014


SÃO JOÃO DE BRAGA/2014

“MILHARES DE PESSOAS NA GRANDIOSA FESTA SÃOJOANINA, COM TRADIÇÕES RECUPERADAS”


É com a promessa de recuperar as tradições sanjoaninas que se foram perdendo ao longo dos anos que a equipa liderada por Rui Ferreira deu a conhecer no passado mês de Maio, o programa para as festividades de São João de Braga de 2014

Numa programação que prometeu encher a cidade de Braga de tradições, desde o dia 14 de Junho, a Associação de Festas de São João de Braga tem vindo a cumprir as mais de 80 atividades nos 10 dias de romaria bracarense.
Para Rui Ferreira “as festas sanjoaninas são o mais importante traço da alma bracarense e, por isso, urge valorizar todas as tradições associadas ao evento”.
Este ano integrado nas celebrações sanjoaninas, Braga conta com o 25º encontro de Gigantones e Cabeçudos e ainda a primeira corrida São João de Braga e a recuperação da corrida do porco preto, feita durante vários séculos nas celebrações do sanjoaninas bracarenses. 
“O programa para este ano não valoriza apenas a tradição, como também vai apresentar significativas inovações. A recuperação da corrida do porco preto é uma das mais emblemáticas, mas temos dois momentos novos que queremos destacar: a Parada Folclórica e a Festa de Encerramento que vai incluir um grandioso espetáculo piromusical” disse Rui Ferreira. 
O lançamento de Balões Sãojoaninos, também será outra das tradições recuperadas, onde nos últimos anos, quase deixou de ser praticada no recinto da festa. Vários exemplares estarão a venda na véspera da grande noite de S. João no centro de Braga, prevendo-se assim, um céu iluminado por diversos balões coloridos.



O SÃO JOÃO DE BRAGA
As Festas de São João de Braga, são as mais importantes da cidade dos arcebispos, sendo a primeira celebração do São João datada de 1150, contando no século XVI com uma ampla adesão popular. 
As exibições do Rei David e dos Pastores são dois dos grandes atrativos históricos das festas sanjoaninas de Braga, tendo sido preservadas até aos dias de hoje.
Deixamos aqui registados algumas imagens da cidade de Braga que já se encontra há alguns dias toda iluminada e enfeitada para a sua grande noite de S. João, que será realizada na noite de 23 para 24 de junho de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário