BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014


FÓRUM NACIONAL REFLETIRÁ A RIQUEZA CULTURAL DA TRADIÇÃO DE CANTOYA E A ARTE DE SEUS BALÕES
14 e 15 DE MARÇO DE 2014


No século XIX, Joaquín de la Cantolla e Rico (1829-1915), criou os primeiros balões de ar quente voando sobre a Cidade do México e seus arredores. Além disso, por causa da sua curiosidade e investigação científica, conduziu o chamado "Balão Cantolla" feito com papel chinês e arame, que através de uma mecha acesa para aquecer o ar em seu interior, era lançado nas celebrações como o Dia dos Mortos.
Em Puebla, como também nos municípios de Caxhuacan , Cuetzalan del Progreso, Ixtepec , Huehuetla , Hueytlalpan , Tuzamapan de Galeana , Olintla , Zaragoza e Vicente Suarez Xochitlán, todos participam nesta tradição com a construção de grandes balões, usado por milhares de folhas de papel de seda china, como ato de colaboração da comunidade que gira em torno de celebrações religiosas e populares.
Neste contexto, a Associação Eclipsus, cuja criatividade é apoiada por prefeitos eleitos dos municípios acima referidos, irão se reunir com representantes de Zozocolco de Hidalgo, Veracruz e da Universidade Intercultural do Estado de Puebla, municípios que organizam o Festival Cantoya , para realizar um fórum de defesa nacional "uma tradição de identidade mexicana."
Durante uma conferência de imprensa, Jose Jaen Babines, diretor de Eclipsus, disse ser esse fórum cultural, o primeiro esforço para mapear o número de construtores e artesãos que fizeram esses objetos, para gerar um par de protocolo de segurança que servirão para regular e padronizar a proteção nacional, além de um documento acadêmico que protege o significado e ritual que existe explicando essa tradição cultural.
O fórum será realizado nos dias 14 e 15 de Março de 2014, na cidade de Zaragoza. A este respeito, o presidente eleito Rigomar Martinez, disse que os balões de Cantoya "são um ninho de oportunidades em assuntos culturais, turísticos e económicos para as comunidades onde eles são feitos."
Enquanto isso, Ruben Vazquez, prefeito eleito de Huehuetla , disse que os municípios de Huastec e Totonac, tem em suas festas principais que se realizam a 01 de novembro e 12 de Dezembro, a tradição de balões que são feitos com três meses de antecedência, onde são utilizados mais de 5000 folhas de papel na sua construção.
Assim, o objetivo do fórum "Cantoya, em defesa de uma tradição de identidade mexicana" é expor o valor histórico e cultural dos balões, e sua importância para as oportunidades do país e de desenvolvimento que estão implícitos na prática desta tradição.
Através de conferências e palestras, serão abordados assuntos em torno desta área, onde irão estar presentes construtores e baloeiros, prefeitos de municípios, autoridades e especialistas de diversas áreas, que irão refletir e debater em torno de quatro temas principais: Estratégias de logística, segurança e proteção civil, processos de elaboração e elevação dos balões de Cantoya, valor histórico e cultural dos balões e as oportunidades para os artesãos baloeiros no México e estrangeiros.
Para o presidente da Universidade Intercultural do Estado de Puebla, Aliber Sánchez Jiménez, a participação de acadêmicos visa a construção de uma base de documentação em que os balões cantoya possam ser considerados pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Salienta que o envolvimento das autoridades de Zozocolco de Hidalgo, Veracruz, é devido a partilhar a sua experiência como um município em que mantém e estimula a produção desses objetos, que são geralmente vistos na comemoração de Todos os Santos, quando a cidade recebe mais de 15 mil turistas admirando a forma como estes aeróstatos sobem.
"Uma das habilidades que fizeram os artesãos é que, foi rejeitado o uso do diesel nas mechas, que foram trocadas pela cera e parafina, podendo assim ser calculado a sua duração de voo, de modo que na queda final, o balão esteja completamente apagado, prevenindo assim os acidentes", disse Alberico Hernández, diretor de Turismo Zozocolco .
Além dos artesãos baloeiros de Zozocolco Hidalgo, participarão do Fórum produtores de Ixtapan de Sal e Othenco, Estado do México, de Milpa Alta, Distrito Federal, Paracho, Michoacan e Panotla, Tlaxcala. Também representantes do Brasil e Colômbia, participarão deste fórum.
Outras instituições que participarão, são a Comissão Nacional de Direitos Indígenas, através da sua delegação em Puebla, Proteção Civil do estado e da Federação Nacional do Desporto, entre outros.
Para participar e obter mais informações, pode escrever para Jose Jaen, através do e-mail: jjaen@eclipsuscreativo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário