BALÕES PORTUGAL

.

quarta-feira, 27 de março de 2013


CENTENAS DE BALÕES EM LEONIDION
SERÃO LANÇADOS NAS COMEMORAÇÕES
DA PÁSCOA/2013


A cidade de Leonidion na Grécia ira reviver umas das tradições mais originais e espetaculares com as comemorações da Páscoa em que se celebra a Ressureição de Cristo.
Adicionando as cerimónias está a tradição do lançamento de balões que são construídos por crianças e adultos mas, nos últimos anos uma boa parte dos aeróstatos são já fabricados e importados da Itália.


A Páscoa é a comemoração principal do ano em que centenas de balões de ar quente de papel de seda são lançados ao céu. Esta tradição já conta com mais de cem anos e segundo o testemunho dos mais idosos terá começado por volta de 1910.
Os seus lançamentos ocorrem entre o sábado e domingo de Páscoa, onde em simultâneo das cinco paróquias de Leonidion, milhares de pessoas se juntam, aguardando na noite da Ressurreição que o padre diga as palavras “Hristos Anosti” e uma vez que ele começa a cantar o hino, são lançados vários balões multicores em direção ao céu, sendo ao mesmo tempo acompanhado pelo lançamento de fogos de artifício. Estima-se que de cada igreja de Leonidion sejam lançados cerca de duas centenas de balões. No total, mais de mil balões acabam por iluminar o céu da primavera num espetáculo que ocorre por mais de meia hora. O vento se encaminha de os levar para longe, havendo registos em que alguns desses balões já tenham caído nas proximidades da ilha de Spetses.
No domingo de Páscoa, entre as 05h00 até às 18h00, o presidente da Câmara de Leonidion organiza um evento na praça principal, conhecida também como “Platia tou Zarani”. Desse local são novamente lançados entre cinquenta a cem balões, onde em seguida são saudados pela exibição do grupo de dança local e pela população que ao mesmo tempo lança fogo de artifício.
A Páscoa na cidade de Leonidion é um evento muito exclusivo, onde muitas pessoas de toda a Grécia e do mundo dispensam o seu tempo para observar e participar nas comemorações. É um evento memorável, onde muito do espírito natalino é sentido.
Esperamos logo após a realização da Páscoa, publicar algumas imagens e video destas comemorações e do lançamento de balões em Leonidion.

Fotos: Leonidion – Páscoa/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário