BALÕES PORTUGAL

.

terça-feira, 26 de março de 2013


CARTARIA E ALVARIM PREPARAM-SE PARA
A TRADIÇÃO DO BALÃO NAS CELEBRAÇÕES
DA PÁSCOA/2013

A tradição do balão vai estar uma vez mais presente nas celebrações da Páscoa de 2013 e antes de começar a contagem decrescente para a maior atividade baloeira que acontece na época dos santos populares, as localidades de Cartaria e Alvarim preparam-se antecipadamente para mais um lançamento de balões, tradição que acontece há vários anos e que faz parte da preservação cultural de ambas com a aproximação dos festejos da Páscoa. Em Cartaria e Alvarim, as celebrações da Páscoa além de contar com várias iniciativas, também possuem a tradição do lançamento de balões, com o total apoio das populações locais. A esta tradição também estão inseridas duas associações de caráter cultural e recreativo que sempre apoiam e organizam estas iniciativas. Os balões são construídos com duas semanas de antecedência por vários integrantes residentes nestas duas localidades, que voluntariamente dedicam-se em manter durante todos os anos esta tradição com raízes tão antigas que nem existem dados de quando terá tido início.
Em Cartaria e Alvarim o lema permanece:
“Páscoa sem balão, não é Páscoa”.

TURMA DA CARTARIA

Cartaria é uma aldeia que pertence a freguesia de Albergaria dos Doze, concelho de Pombal, distrito de Leiria. A tradição do lançamento de balões, acontece sempre todos os anos nas celebrações da Páscoa.
Embora os balões sejam construídos pelos residentes da Cartaria, a entidade que promove esta iniciativa tem sido desde há vários anos a AMCRC – Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio da Cartaria. Segundo dados desta associação, esta tradição conta com mais de 50 anos de existência, não se sabendo concretamente quando terá começado, até porque não existem documentos oficiais em que estejam registados os lançamentos de balões nestas celebrações. Por isso, os dados se baseiam na lembrança dos residentes mais idosos que podem de certa maneira precisar há quanto tempo existe esta tradição na Cartaria.
Os festejos da Páscoa de 2013 serão realizados nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril (ver cartaz) com muitas atrações musicais. Durante os três dias de festa, os tradicionais lançamentos de balões e fogo de artifício irão ocorrer no encerramento de cada dia festivo.

(Turma da Cartaria - balões lançados na Páscoa/2012)













TURMA DA ARCA DE ALVARIM

Também a tradição do balão vais estar presente nos festejos da Páscoa de 2013 em Alvarim, uma aldeia que está localizada na freguesia de Dardavaz, concelho de Tondela, distrito de Viseu.
A frente da organização dos festejos está uma vez mais a ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Alvarim, que entre muitas atividades que exerce, promove anualmente o lançamento do balão que já se encontra em fase de construção, do qual está previsto ser lançado nas celebrações do dia 1 de abril de 2013, durante a tarde, segundo informação do Sr. Ricardo Varela da Direção da ARCA. A única dúvida em relação ao lançamento do balão consiste nas condições climatéricas que não tem ajudado muito, mas apesar da incerteza do tempo, tudo farão para que o balão suba sem problemas.
 

(Turma da ARCA de Alvarim - balão lançado na Páscoa/2012)




















Novas informações serão publicadas logo após as celebrações da Páscoa de 2013, onde BALÕES  PORTUGAL conta divulgar as imagens dos lançamentos dos balões da Cartaria e Alvarim.

Sem comentários:

Enviar um comentário