BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Voltamos…

BALÕES SAUDARAM A CHEGADA DO NATAL E A PASSAGEM DO NOVO ANO/2013

Na Aldeia de Santa Margarida cumpriu-se mais uma vez a tradição do lançamento do balão na noite de Natal. Na Ilha da Madeira vários balões começaram a ser lançados no início de Dezembro. Em Lisboa e Porto devido ao mau tempo foram adiados os lançamentos de balões pela Turma Lusa de Lisboa e pela Turma Arte Invicta do Porto.

ALDEIA DE SANTA MARGARIDA


Na Aldeia de Santa Margarida, localizada no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, a tradição do lançamento do balão foi mantida mais uma vez nas celebrações do Natal de 2012. Como de costume, a população desta localidade, logo após a celebração da missa do Galo na paróquia local, concentrou-se a volta da gigante fogueira que ardia num intenso braseiro e que de certa maneira fez aliviar o intenso frio que se fazia sentir nesta noite de Natal. Desta vez sem a presença habitual do artista baloeiro “Ti Zé Robalo”, falecido no princípio do ano passado, do qual durante muitos anos foi o responsável pelo lançamento do fogo de artifício e do balão de ar quente, a comissão de festas não deixou a tradição desaparecer e deu continuidade a estas duas realizações.


Aguardando com espetativa, muitas pessoas logo após a celebração religiosa esperaram para assistir a queima de fogos e o lançamento do balão com cerca de dois metros de altura que subiu com sucesso e foi saudado com grande entusiasmo e forte aplauso.
Esta tradição existente há mais de 60 anos tem sido divulgada no blog dedicado a toda a comunidade da Aldeia de Santa Margarida (aldeiadesantamargarida.blogs.sapo.pt) que informa todos os acontecimentos possíveis que são realizados durante o ano. Deixamos registados as imagens do lançamento do balão, bem como os vídeos do fogo de artifício e também do balão.



VIDEOS

Fogo 01 Natal ASM 2012 

Balão Natal ASM 2012 



ILHA DA MADEIRA

Na Ilha da Madeira a forte tradição dos balões na época natalícia também vem de muitos anos atrás. Com uma grande quantidade de adeptos e praticantes desta arte, os madeirenses surgem em 2º lugar na tabela nacional como sendo os que mais lançam balões, apenas perdendo a primeira posição para o Porto. A diferença também entre ambos insere-se que na Ilha da Madeira os balões são lançados durante o Natal e Ano Novo, enquanto no Porto os mesmos são tradição em época dos Santos Populares e na noite de S. João.
Na Ilha da Madeira, várias localidades deram início ao lançamento de balões no principio de Dezembro de 2012. Ponta do Sol e Corujeira são duas localidades vizinhas que contam com mais baloeiros nesta região, por isso é mais fácil de se verem balões no céu devido a grande quantidade que são lançados. Esta atividade terá continuidade até a primeira quinzena de Janeiro de 2013. Até o presente momento já foram lançados mais de duzentos balões nesta área, onde se destacaram os novos modelos como os balões "estrela, foguete, caixa e pião", construídos pela Turma BLUE de Ponta do Sol e da Turma da Corujeira. Deixamos registados algumas fotos de balões lançados por estas duas equipas baloeiras durante todo o mês de Dezembro de 2012, prometendo também divulgar numa próxima postagem os balões lançados em Janeiro de 2013. Aguardem!!!

TURMA BLUE - PONTA DO SOL (BALÕES LANÇADOS NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2012)













TURMA DA CORUJEIRA (BALÕES LANÇADOS NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2012)