BALÕES PORTUGAL

.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012



PORTUGAL

LANÇAMENTO DE BALÕES NO NATAL E NA PASSAGEM DE ANO 2012/2013

Serão vários os lançamentos previstos para a época natalícia e fim de ano no continente e ilhas de Portugal. Na Aldeia de Santa Margarida, concelho de Idanha-a-Nova, como reza a tradição de muitos anos serão lançados dois balões, um na noite e outro no dia de Natal. Também em Faro, Algarve, o lançamento decorrerá por conta do grupo baloeiro de Tó Quintas, onde estão previstos a subida de vários balões nas areias da praia de Faro na noite de Natal. Em Peniche, também na noite de Natal estão previstos o lançamento de seis balões sãojoaninos pertencentes a Turma Lusa de Lisboa. Na Ilha da Madeira, em várias localidades já estão sendo lançados balões desde o início de Dezembro, onde o período forte ocorre perto dos dias de Natal e Ano Novo. No Porto, como sempre nesta noite alguns balões também deverão ser lançados.
Balões Portugal entrará num brevíssimo período de férias, prometendo voltar com novas publicações assim que possuir notícias e imagens referentes a estes acontecimentos.
Aguardem… Seremos breves.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO/2013 A TODOS OS AMIGOS DO BALÃO.
SÃO OS VOTOS DE TODA A EQUIPA DE BALÕES PORTUGAL - TURMA LUSA



PORTUGAL

LANÇAMENTO DE BALÕES NA ESCOLA SECUNDARIA CAMPOS MELO - COVILHÃ


No passado dia 24 de outubro de 2012 decorreu no auditório da Escola Secundária Campos Melo na Covilhã uma sessão de divulgação científica do livro “História dos Balões” de Rómulo de Carvalho dinamizada pelo Núcleo de Estágio de Física e Química constituído pela Professora Rosa Simões e pelos Professores Estagiários  Filomena Calvo, Manuela Ramos e Nuno Ramos.  
A sessão foi muito interessante e dinâmica, e os alunos, além de ficarem a conhecer esta obra de Rómulo de Carvalho, puderam observar como se produz hidrogénio fazendo reagir ácido sulfúrico com ferro e assistir à demonstração da existência da impulsão do ar. No final da sessão, também puderam assistir à subida de balões de ar quente que foram lançados com sucesso do interior da escola. Foi uma tarde muito agradável e enriquecedora.
A equipa da Biblioteca Escolar agradeceu a disponibilidade dos professores intervenientes que responderam afirmativamente ao desafio lançado por este órgão escolar.
Divulgamos aqui algumas fotografias deste acontecimento.