BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 2 de dezembro de 2012

BRASIL

LUTO NA ARTE BALOEIRA DO BRASIL
“FALECEU MESTRE THARSIS DE OLIVEIRA”


“Tharsis de Oliveira”, um dos maiores artistas de sempre na arte baloeira do Brasil, faleceu com 89 anos de idade no passado dia 25 de novembro de 2012. Nascido a 10 de junho de 1923, o nosso irmão de arte dedicou grande parte da sua vida na construção e lançamento de balões sãojoaninos, sendo inclusive o autor de vários tipos de decoração dos balões, como exemplo: os balões de recorte e principalmente o balão vazado, que levava em seus gomos uma lanternagem em forma de abajur com arcos convexos terminados em pingentes ou côncavos. Foram mais de setenta anos dedicados a arte dos balões belos e exuberantes que percorreram vezes sem conta os céus do Rio de Janeiro. Com seu caráter humilde, inteligente e amigo, bastava qualquer pessoa entrar em assunto relacionado com balões e mais um leque de amizade nascia a partir daquele momento. Dos bairros cariocas do Cachambi ao Méier, durante os tempos mais ativos da sua vida baloeira, não havia festas populares celebradas no mês de junho que não fossem lançados inúmeros balões em honra aos três santos populares (Santo António, S. João e S. Pedro).
Sua paixão pelos balões sãojoaninos era tão forte, que em defesa desta arte muitas frases pronunciadas por este artista ao longo dos anos ficaram célebres, como algumas que passamos a descrever:

“...EU SOU BALOEIRO DESDE OS SETE ANOS DE IDADE, É UMA TRADIÇÃO DE FAMÍLIA, APRENDI COM AS MINHAS TIAS E TIOS, DESDE PEQUENO, E FIQUEI UM AFICIONADO ATÉ HOJE, INCLUSIVE EU COMPRAVA PAPEL DE SEDA FINO E DESDE PEQUENO O RECORTAVA. GOSTEI, TANTO QUE ATÉ HOJE COM SETENTA E SETE ANOS CONTINUO...”; 

“...QUANDO EU TINHA MEUS DEZESSETE ANOS SAIU UMA LEI PROIBINDO BALÃO DE FOGO, SOMENTE NÃO PROIBIRAM O BALÃO JAPONÊS, AQUELE PEQUENO, HOUVE UMA DENÚNCIA, FORAM LÁ EM CASA E MEU PAI FOI CHAMADO, EU ERA MENOR, E NA VOLTA ME EXPULSOU DE CASA, FOI ESTA A REALIDADE. MINHA MÃE CHOROU MUITO, EU FUI PARA A CASA DE MINHA AVÓ...” 

“...TIVE PROBLEMA EM ESCOLA, SOLTEI BALÃO DENTRO DA AULA, O PROFESSOR QUERIA ME EXPULSAR DA AULA...” 

“...ENTÃO COMEÇAMOS A FAZER MUITOS BALÕES, FESTIVAIS DE BALÕES, NESTA OPORTUNIDADE EU JÁ TINHA MEUS VINTE E POUCOS ANOS, EU PARTICIPAVA DESTES FESTIVAIS, ERA UMA MARAVILHA, ONDE SE REUNIAM DE CINCO MIL A VINTE MIL PESSOAS NOS LOCAIS...” 

“...O PORQUE DESTA FIXAÇÃO NO BALÃO, É FÁCIL O BALÃO ESTA NA HEMOGLOBINA DE MEU SANGUE, SE EU FIZER UM EXAME DE SANGUE, CADA GOTA TEM A FORMA DE UM BALÃOZINHO, ESTÁ EM MEU CROMOSSOMA...” 

“...REALMENTE TEMOS DE TRATAR O BALÃO COM CARINHO, COMO SE FOSSE UM FILHO...” 

“...O MOMENTO MELHOR DO BALÃO QUANDO EU FAÇO, É NA SOLTURA DELE, ÀS VEZES EU CHORO, POIS É UMA IMAGEM QUE EU COLOCO EM MINHA MENTE, À VIDA TODA...” 

“...SE ME TOMAREM ESTES BALÕES AQUI, EU NÃO SEI O QUE ACONTECERÁ COMIGO...” 

“...OS BALÕES QUE EU GOSTO MAIS, SÃO O QUE CHAMAMOS DE VAZADOS, FEITOS COM FACA ALFA...” 

“...BALÃO PARA MIM, É UM AXIOMA, É UMA VERDADE DIVINA, PORQUE O BALÃO É O MENSAGEIRO DOS DEUSES, O BALÃO É TRANSCEDENTAL, O BALÃO TRAZ A BENÇÃO DIVINA, NÃO TENHA DÚVIDA NENHUMA...” 

BALÕES PORTUGAL-TURMA LUSA e toda a comunidade baloeira em Portugal apresentam as mais sentidas condolências a toda família. Publicamos de seguida algumas fotos dos seus magníficos balões, numa singela homenagem que prestamos a este nosso irmão de arte que muito dignificou, defendeu e valorizou a tradição dos balões sãojoaninos no Brasil. Ao fim da sua etapa de vida nos deixará muitas saudades que nunca serão esquecidas através das suas obras de arte na tradição baloeira.

Paz a sua alma e até qualquer dia amigo mestre Tharsis.