BALÕES PORTUGAL

.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TAIWAN

HALLOWEEN/2012” COMEMORADO COM BALÕES EM TAIPÉ


As comemorações do “Haloween” já tiveram inicio e de uma forma bem saudável. O exemplo vem do continente asiático, mais propriamente de Taiwan, da cidade de Taipé, onde se realiza todos os anos por esta época o (Pingsi Lantern Festival) Festival Pingsi de Balões.
Os lançamentos começaram já no passado dia 28/Outubro/2012 nesta cidade onde centenas de baloeiros de Taipé se reuniram para comemorar uma das noites de “Haloween” que se celebram até a noite principal de 31/Outubro para 1/Novembro. Centenas de balões, todos de cor laranja com formato de abóboras e outros com decorações desta tradição foram lançados iluminando o céu num autêntico festival. As fotos postadas, demonstram bem a adesão dos balões na comemoração de "Halloween".


“NOITE DE HALLOWEEN”
COMEMORAR OU RENEGAR … EIS A QUESTÃO!


Comemorado por muitos e renegado por outros, segundo reza a história, a origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase "Doçura ou Travessura", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.
Em sua origem, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).
O fim do verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.
O Samhain era comemorado por volta do dia 1 de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica.
Uma vez que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das Bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo esta uma designação apenas dos povos de língua oficial portuguesa.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente dita, terá começado na Idade Média no seguimento das perseguições levantadas pela Inquisição, quando a igreja Católica mandava condenar todos os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados actos de fé.
Essa distorção se perpetuou e a comemoração do Halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século 19, ficou assim conhecida como "dia das Bruxas".
Esta tradição que nos tempos atuais se espalhou um  pouco por todos os países, tem por um lado uma boa aceitação por parte das pessoas, muito embora outras reneguem esta comemoração. Ficando livre por escolher qualquer opção, não seria uma má idéia juntarmos outras tradições a esta e como a exemplo da nação de Taiwan, a inclusão do lançamento de balões sãojoaninos foi aderida com sucesso servindo a comemoração do Halloween como tema para um festival que proporciona alegria e beleza durante a noite. Talvez um bom exemplo a seguir por todos os praticantes e aficionados do balão pelo mundo inteiro.