BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ESPANHA

LANÇAMENTO ESPETACULAR DO GLOBO DE BETANZOS/2012

Decorreu com sucesso o lançamento do Globo de Betanzos na noite de 16 de Agosto de 2012. Considerado o maior balão feito em papel da europa, o Globo de Betanzos que este ano voou pela 134ª vez, homenageou mais uma vez San Roque, o santo padroeiro dos betanceiros. Com os seus 16 gomos decorados com pinturas a mão de vários artistas, tiveram como temas principais nas suas críticas a crise que assola neste momento a Espanha, o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy e o roubo do Calixtino Codex.
O globo que já se encontrava há dois dias guardado na paróquia de Betanzos, foi preparado com a colocação do aro em madeira na boca.
Durante a tarde já era grande a movimentação de muitos populares na Praça Irmáns Garcia e por volta das 21.30 horas o recinto em que iria ser lançado o balão já apresentava uma forte assistência que começava a escolher os melhores lugares para se poder assistir ao seu lançamento. Perto das 23h00 a praça já se encontrava completamente lotada, com as autoridades estimando em mais de 50 mil pessoas presentes.
A preparação do globo de Betanzos teve início pelas 23h30, quando foi retirado da igreja de São Domingos e içado pela torre da paróquia. Foram cerca de cinquenta voluntários a equipa que ajudou no seu lançamento. Sendo inflado através de uma fogueira, o globo foi preparado e seu lançamento decorreu às 00h20 sob uma forte ovação popular.
O globo de Betanzos teve seu ponto alto, quando já se encontrava a uma determinada altura e foi ativado a “barquilha” que levava pendurada, carregada de fogos que foram lançados passados poucos minutos após o seu lançamento.
Deixamos aqui registados algumas imagens do imponente balão na sua preparação e lançamento que mais uma vez a família Pita e seus colaboradores conseguiram realizar como manda a tradição.
Alguns pormenores mais importantes do Globo de Betanzos:
- Foi construído e confecionado com um papel de embalar de melhor qualidade.
- Foi colado com a tradicional cola feita em farinha de centeio.
- As uniões dos gomos foram reforçadas com linha de algodão (400 aproximadamente).
- A barquilha que transportava os fogos de artifício foi construída com barrotes de madeira e papel. Media uns 5 metros aproximadamente
- O globo media 25 metros de altura, 50 metros de diâmetro do bojo e 2,5 metros de diâmetro da boca.
- O seu peso era de 150 quilos, com uma capacidade de 2.300 metros cúbicos.

VIDEOS
http://youtu.be/49em45q2fHA   GLOBO DE BETANZOS 2012
http://youtu.be/3f_th_g_-Eg    Globo de Betanzos en el San Roque 2012