BALÕES PORTUGAL

.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ESPANHA
BALÃO “GLOBO DE BETANZOS/2012”
HOJE, DIA 16 “TUDO PRONTO PARA O LANÇAMENTO”

CORUNHA - A cidade de Betanzos (Corunha), prepara-se hoje para celebrar a 16 de Agosto desde 1875, o festival de São Roque com o lançamento do maior balão de papel da Europa.
O balão com 25 metros de altura e 50 de circunferência é, hoje, uma das grandes atrações do verão na Galiza, reunindo a cada ano mais de 50.000 pessoas na praça central da cidade.
A família Pita é responsável pelo desenvolvimento do aeróstato que pesa mais de 160 quilos de papel formado pelos seus 16 gomos, colados com uma cola especial, uma mistura de farinha de centeio cozido com água feito pelo integrante da família, Lucas Pita, já utilizado para o tratamento do couro, em seu trabalho como albardero.
Em seus gomos, os artistas locais incorporaram suas sátiras, recriando temas principais do ano.
Os balões de papel são uma tradição nesta cidade medieval galega, onde os livros de história dizem que a invenção desses aeróstatos pertencem aos chineses, mas a sua chegada no Ocidente foi devido a Marco Polo.
Supostamente, um de seus assistentes foi quem introduziu em Betanzos, a paixão dos balões de papel.
Durante as comemorações do século XIX e eventos que lá ocorreram, como a visita do rei Fernando VII de reposição, foram comemorados com o lançamento de um desses balões, até 1875.
Desde então, com exceção de quatro casos, principalmente pela Guerra Civil em Espanha, a família Pita garantiu conformidade com a tradição.

BETANZOS ESPERA UMA ASSISTENCIA DE 50 MIL PESSOAS PARA O LANÇAMENTO DO BALÃO.

Em Betanzos está tudo pronto para o grande dia de São Roque. O Conselho da Cidade Betanzos fechou e hoje o dispositivo de segurança vai garantir a segurança dos participantes do lançamento do globo que será composto por cinquenta pessoas, incluindo voluntários, proteção civil, bombeiros e polícia local.

A Câmara Municipal estima que 50.000 pessoas irão se concentrar na Praça Garcia Irmáns para testemunhar o lançamento do balão de papel, a maior da europa, que, como todos os anos, vai subir quase à meia-noite.
Como passo preliminar, a delegação partirá às 19h00 da Praça da Constituição para a igreja de Santa Maria da Quicksilver, que celebrou uma missa solene. Às 22h30 da tarde, o festival vai começar com a exibição da orquestra Tabu.
O centro da cidade permanecerá fechado ao tráfego de hoje até o dia 25.