BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 8 de julho de 2012

PORTUGAL

FESTAS DE S. JOÃO DE BRAGA VOLTARAM A TER LANÇAMENTO DE BALÃO

Decorreram também as grandiosas festas de S. João de Braga, onde tiveram início já na véspera de S. João (dia 23) abrindo oficialmente com o tradicional cortejo da associação de festas e com a cerimónia solene na Praça do Município.


A novidade deste ano foi o regresso da tradição do lançamento do balão de S. João, o que já não acontecia há cerca de cinco anos. O balão com cerca de dois metros e meio de altura em cores azul e branca, foi lançado pela manhã perante uma assistência de 2 mil pessoas com uma forte ovação durante a sua subida.
Aproveitando o tempo que se fazia sentir, muitas pessoas concentraram-se na Praça do Município para assistir a cerimónia solene de abertura oficial das festas da cidade, que começou, como já é habitual, com as interpretações dos hinos de Braga e de S. João, pelo Orfeão de Braga, acompanhado pelas Bandas Filarmónicas de Arouca, Fermentelos, Golães, Pessegueiro do Vouga, Cabreiros e Perafita.

Perante as autoridades civis, militares e religiosas desfilaram depois as bandas musicais, os Grupos de Zés Pereiras e os Grupos Folclóricos, Rusgas e Tocatas.

Todos eles receberam a sua fita da festa e efetuaram uma pequena exibição em frente à tribuna de honra. Outra tradição que anualmente se repete, e que este ano voltou a ser cumprida, foi protagonizada pelo Rancho Folclórico S. João Batista de Nogueira. O Grupo fez mais uma vez questão de brindar todos os presentes na tribuna de honra com presunto, chouriço, broa de milho e vinho verde, servido na malga.
No final, o presidente da Câmara Municipal de Braga, em declarações salientou que o S. João de Braga é, realmente, o mais genuíno do nosso país. “O S. João, para ser genuíno, tem de ser do povo. Não é para ser vivido com inaugurações e faustosamente. Tem que ser com festa popular”, salientou.
O presidente da Associação de Festas de S. João realçou, por sua vez, o facto deste ser um momento único que reflete muito “a genuinidade do S. João de Braga”.
“Este cortejo que faz a abertura oficial da festa tem muito da raiz da nossa cultura, do nosso povo, muito da nossa riqueza etnográfica que o S. João carrega ano após ano. E, penso que é o validar destas tradições que torna o S. João de Braga único" – declarou Vitor Sousa.


MAIS DE 100 MIL PESSOAS NO S. JOÃO DE BRAGA

Mais de 100 mil pessoas terão participado no S. João em Braga nos últimos três dias de festa.


No rescaldo de uma festa que contou com a noite mais longa do ano na cidade de Braga, o presidente da Associação de festas, e vice-presidente da Câmara de Braga, Vítor de Sousa adiantou que o bom tempo também contribuiu para o sucesso das atividades programadas. "O tempo principalmente nos dois dias fortes contribuiu e todas as atividades que tinhamos programadas decorreram normalmente, trazendo muita gente a Braga. Foi uma atividade muito intensa nos últimos quinze dias, e que arrastou muita gente".


Para Vítor de Sousa os objetivos do S. João de 2012 foram alcançados. "Nos mais diversos palcos que tivémos desde a Av. Central ao Parque de S. João da Ponte e na noite do arraial tivemos de facto muita gente. E como o S. João é uma festa popular e uma festa do povo, penso que alcançámos os objetivos".

Apesar de reconhecer a dificuldade em estabelecer um número de participantes, terão estado "muito mais de 100 mil pessoas", de acordo com a associação de festas. Vítor de Sousa destacou ainda o investimento na promoção turística. "Sim, temos feito também esse investimento, temos um acordo de trabalho muito proficuo com a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Nesse sentido verifica-se cada vez mais, principalmente aqui na zona da Galiza, que somos mais visitados".
O facto de a festa ter decorrido no fim-de-semana foi outro ponto a salientar por parte da organização, já que permitiu que ainda mais gente dos concelhos vizinhos e também da Galiza, se deslocassem à cidade de Braga para comemorar o S. João.