BALÕES PORTUGAL

.

terça-feira, 29 de maio de 2012

PORTUGAL
MARCHAS POPULARES DE LISBOA 2012

É já neste fim de semana que se dará inicio a primeira atuação das Marchas Populares de Lisboa, que este ano comemoram os seus oitenta anos de existencia. As atuações terão lugar no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações nos dias 1, 2 e 3 de Junho. As marchas são uma tradição das Festas de Santo Antonio e gloriosamente representam os bairros da cidade de Lisboa.



As Marchas Populares de Lisboa, comemoram também neste seu 80º aniversário, o Ano de Portugal no Brasil / Ano de Brasil em Portugal.
No dia 12 de Junho (noite de Santo Antonio), as Marchas Populares irão realizar a sua segunda atuação, desfilando na Av. da Liberdade. Também como convidados, integrarão neste desfile o agrupamento Rei de Paus (Brasil), Dança do Dragão (Macau), National Band (Emirados Árabes Unidos) e o Projecto Chuva d'Amor (Portugal).
As Marchas Populares de Lisboa nasceram em 1932, do legado das celebrações dos Santos Populares. A evolução histórica deste costume descreve um diálogo entre o sagrado e o profano, onde às solenidades e cerimónias religiosas os lisboetas juntaram a música e a dança. Numa adaptação natural às novas tendências da coreografia, figurinos, cenografia e música, as Marchas Populares de Lisboa são de certeza, um dos eventos mais representativos da cultura popular da cidade.
A cada ano, este costume quase secular, cobre a cidade com um manto de brilhos e rendilhados sonoros, numa celebração da cultura popular de Lisboa.


Detentora do Título de Campeã de 2011, a marcha do Alto do Pina tentará novamente revalidar o título de 20l2 mas, prevê-se que a disputa será muito grande, dado que as restantes marchas também estão confiantes na conquista  de uma vitória.
Para quem quizer assistir o desfile das marchas no Pavilhão Atlântico, as entradas custarão seis euros para cada um dos dias e a atuação das mesmas começará pelas 21h30.
Eis a lista do desfile no Pavilhão Atlântico:

Dia 1 de Junho (Sexta-Feira)
Marcha Infantil (A Voz do Operário)
Marcha de São Vicente
Marcha de Belém
Marcha de Alcântara
Marcha do Beato
Marcha de Alfama
Marcha da Bica

Dia 2 de Junho (Sábado)
Marcha dos Mercados
Marcha de Santa Engrácia
Marcha de Carnide
Marcha da Graça
Marcha dos Olivais
Marcha da Mouraria
Marcha de Marvila
Marcha da Madragoa

Dia 3 de Junho (Domingo)
Marcha da Baixa
Marcha da Penha de França
Marcha da Ajuda
Marcha de Campolide
Marcha do Bairro Alto
Marcha do Castelo
Marcha do Alto do Pina